Imagem Título
 

Ficha Técnica

Texto - Carlo Goldoni
Direção - James Fensterseifer
Figurino - Francisco Mayrink
Maquiagem - Marcus Barozzi
Trilha Sonora - Alessandro Poglietti (1678)
e Francesco Cera (1589)
Operador de Som - Adriano Sommer (Tito)
Adereços - Cia. Brasiliense de Teatro
Iluminação - James Fensterseifer
Fotografia - Adla Marques
Imagens em Vídeo - Luiz Pires
Produção - Associação Brasilienses de Teatro

Elenco - Cirila Targhetta, João Rafael,
Similião Aurélio, Simone Marcelo e Túlio Starling

Atores

 

Mirandolina (Simone Marcelo), a graciosa dona de uma taberna, é uma mulher acostumada a ter todos os homens apaixonados por ela. Seu encanto é disputado palmo a palmo por um Conde (João Rafael) e um Marquês (Similião Aurélio) muito refinados, e pelo servente Fabrício (Cirila Targhetta).
Um dos cavaleiros (Túlio Starling) hospede da taberna é um homem grosseirão que despreza as mulheres e que tem como único prazer humilhá-las. Quando esse cavaleiro “machão” pisa no calo de Mirandolina, ela se vê obrigada a revidar em nome da honra das mulheres. Será que o cavaleiro cederá aos encantos dessa sedutora taberneira? Será que ela conseguirá dobrar o coração de pedra desse “urso”? Bem-vindos à taberna de Mirandolina.

Mirandolina é um dos mais famosos textos de comédia da Renascença Italiana. Escrita por Carlo Goldoni em 1753, está entre as peças em que o autor buscava uma nova linguagem teatral, afastando-se dos personagens tipificados da Commedia Dell’Arte. Apesar de ser famoso por escrever textos de Commedia Dell’Arte, Goldoni buscou em Mirandolina uma comédia diferente, com personagens mais individualizados e um texto mais bem acabado. Esse desejo contagiou vários autores dessa época, criando "os contra" e "os a favor" da renovação da comédia italiana do século XVIII. Mirandolina é um dos melhores resultados desta renovação. Com ela, Goldoni cria um dos mais ricos personagens femininos na pele da hoteleira, uma espécie de Don Juan de saias.

Temporadas: Brasília - (2008) Taberna e Espaço Cultural Mittelalter